Sunday, 28 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC
A+ A-
f

1ª Conferência Municipal de Cultura de Juarez Távora

Por 18 - 26/09/2023




A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Juarez Távora realizou a 1ª Conferência Municipal de Cultura, com o tema "Democracia e Direito à Cultura", na última quinta-feira (21), no Centro de Convivência "O Casarão".

A Conferência reuniu artistas locais, representantes de grupos culturais, do poder Legislativo, membros da sociedade civil e gestores públicos com objetivo de discutir e construir prospostas que visam o desenvolvimento cultural da cidade. 

Durante o evento, os consultores Clévia Paz e Paulo Rosa conduziram dinâmicas e debates buscando envolver os participantes e estimular a troca de ideias e experiências. Foram discutidos seis eixos temáticos que abordaram um aspecto específico da cultura, como: a institucionalização do sistema de cultura; a promoção de mais acessibilidade; a valorização e preservação patrimônio cultural  da cidade; a construção das políticas culturais de inclusão social a toda diversidade cultural; o incentivo às práticas da economia criativa, da economia solidária e da geração de trabalho e renda sustentável, e por fim, a garantia do acesso das artes nas novas tecnologias digitais.  

Ao final da 1ª Conferência Municipal de Cultura foram estabelecidas metas e ações a serem implementadas nos próximos anos com o intuito de fortalecer e ampliar as atividades culturais em Juarez Távora. Além disso, foram escolhidos dois delegados representantes do poder público e sociedade civil para representar o município na 4ª Conferência Estadual de Cultura que ocorrerá em novembro deste ano.

O Secretário de Cultura, Fabrício Cabral, destacou a importância da participação ativa da comunidade, pois as opiniões e propostas apresentadas pelos participantes foram consideradas na definição das prioridades culturais do município. "Essa ação participativa reforça o compromisso do poder público com uma gestão democrática e transparente que valoriza e respeita as demandas da população", e ainda acrescentou que o sucesso do evento foi resultado da mobilização da Comissão Organizadora, das parcerias com a Secretaria de Assistência Social, de todos os colaboradores do Centro de Convivência, da primeira Dama e do prefeito Wilson que reconhece a cultura como fator essencial para o desenvolvimento da cidade. 

"A administração municipal se comprometeu a levar em consideração as deliberações e propostas apresentadas durante a Conferência, demonstrando assim seu compromisso com a valorização e o fortalecimento da cultura local. Com a continuidade e a implementação das ações definidas, espera-se que Juarez Távora possa se tornar um polo cultural ainda mais vibrante e diversificado, beneficiando toda a comunidade", finalizou o secretário.

Redação da PMJT via Secretaria de Cultura e Turismo.
Texto: Geanécia Mendes





© Prefeitura Municipal de Juarez Távora de Juarez Távora/PB 2017, Todos os direitos reservados