Tuesday, 19 de March de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC
A+ A-
f

Prefeitura Municipal de Juarez Távora

Rua José Mendonça de Araújo, 171

Centro - Juarez Távora/PB
58387-000
(83) 8120-8785,
secretaria.adm.jt@gmail.com


Seg. à Sex.: das 8:00hs às 13:00hs

Localização

Sobre


                                   


 

HISTÓRIA DA CIDADE

  


                               


Juarez Távora é uma cidade localizada na microrregião de Itabaiana, estado da Paraíba. Sua população em 2012 foi estimada pelo IBGE em 7.550 habitantes, distribuídos em 82 km² de área.

Em torno do ano de 1880 surgiram as primeiras construções que viriam a formar o povoado de Água Doce. Foi assim chamado em virtude da existência de uma cacimba de água potável nas proximidades. Após a revolução de 1930, seus moradores fizeram um movimento para alterar o seu nome, em homenagem ao militar Juarez Távora, que participou da revolução que levou Getúlio Vargas ao poder.

Juarez Távora permaneceu como distrito até 16 de julho de 1959, quando foi desmembrado de Alagoa Grande.

História da cidade de Juarez Távora Paraíba - PB

As primeiras edificações começaram a surgir numa fazenda chamada "Água Doce", aproximadamente no ano de 1880. Em pouco tempo, novas casas foram sendo construídas, até tomar um aspecto de aglomerado urbano, permanecendo com o topônimo de "água Doce", devido a existência no povoado de uma cacimba de água potável.

Outras famílias foram chegando e se instalando na região, foi quando o tenente José Justino, montou uma Usina de Descaroçamento de algodão, para aproveitar, tanto a cultura explorada, quanto a mão-de-obra existente no local.

A Usina prosperou em proporções significativas, e os habitantes com o mesmo objetivo, trabalhavam para desenvolver cada vez mais o aglomerado que na época pertencia ao atual município de Alagoa Grande.

Com a crescente ascensão do povoado, seus moradores foram dinamizando aos poucos o local, quando o fazendeiro Silvano Domingos de Araújo, custeou uma banda de música que, sob a regência do maestro e marceneiro, "Mestre Toninho", animava os festejos locais.

Mas, as reivindicações foram surgindo de acordo com as necessidades; instalaram uma Agência de Correios e Telégrafos, em seguida, também por influência do Sr. Silvano Domingos, foi conseguida uma linha telefônica ligando o povoado à Alagoa Grande, que junto a outros conterrâneos, conseguiu montar um Cartório Distrital em água Doce.

A mudança do topônimo da Vila de água Doce para Juarez Távora, surgiu de um movimento dos seus habitantes após a vitória da revolução de 1930, com a finalidade de homenagear aquele militar.

Gentílico: tavorense

Formação Administrativa

Em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937, figura no município de Alagoa Grande, o distrito de Juarez Távora.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Juarez Távora, pela lei estadual nº 2146, de 16-07-1959, desmembrado de Alagoa Grande. Sede no antigo distrito de Juarez Távora. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-12-1959.

Em divisão territorial datada de I-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: IBGE

 





© Prefeitura Municipal de Juarez Távora de Juarez Távora/PB 2017, Todos os direitos reservados