Carregando...






Secretário de Agricultura de Juarez Távora Cornélio Freire participa de encontro em Itabaiana buscando benefícios para os agricultores tavorenses.

Secretário de Agricultura de Juarez Távora Cornélio Freire participa de encontro em Itabaiana buscando benefícios para os agricultores tavorenses.

Foi realizado na última quarta-feira (22) na cidade de Itabaiana, na Praça 24 de Maio, 18 - Centro, Sede da Gerencia Regional da Empaer (Empresa Paraibana de Pesquisa e Extensão Rural e Regularização Fundiária) um encontro com os Secretários de Agricultura dos municípios de Gurinhém, Itabaiana, Juarez Távora, Mogeiro, Salgado de São Félix e São José dos Ramos, visando a inserção dos mesmos no Zoneamento de Palma Forrageira.

Segundo o Sr. Hermes F. Barbosa, representante do Ministério da Agricultura na Paraíba, a palma forrageira é uma ótima alternativa para o período de estacionalidade para a produção de forragem, por isso, os municípios que ainda não estão fazendo parte do cultivo devem procurar realizar a produção da mesma.

O Governo do Estado solicitou ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento para que seja ampliada a área de zoneamento agrícola para o cultivo da palma forrageira na Paraíba, na ação integrada da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca (Sedap) e suas vinculadas, a meta é garantir a produção de ração para os rebanhos em períodos de estiagens prolongadas. O novo zoneamento vai contribuir para a ampliação dessa atividade tão importante na produção de ração animal. Caberá a Empaer paraibana a orientação do plantio, o acompanhamento e outras atividades necessárias para o cultivo.

A sugestão para ampliação da área cultivada com palma forrageira é fruto de discussões técnicas entre profissionais de diferentes instituições que atuam no desenvolvimento rural da Paraíba. A palma tem condições de ser cultivada em quase todo o Estado, presente em quase todos os municípios paraibanos.

O assessoramento para o plantio e manuseio das mudas e raquetes de palma aos produtores é feito pela Empaer, que também faz a elaboração de projetos junto ao agente financeiro. No campo, as mudas precisam passar oito dias na sombra depois do corte e, em seguida, poderão ser plantadas e irrigadas. Se um produtor plantar em um canteiro de um metro por dez metros, com espaçamento de dez centímetros, ele terá 1.000 mudas para plantar a cada 35 dias.

Prefeitura Municipal via Redação do Portal Juarez News / www.diadecampo.com.br

  • Geanécia Mendes de Farias
  • Economia