Friday, 03 de May de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

A Secretaria de Assistência Social realiza evento em alusão ao mês de conscientização do Autismo

Por 18 - 19/04/2024

Na manhã da última quarta-feira (16), a Secretaria de Assistência Social realizou uma palestra sobre Autismo em alusão ao Abril Azul, mês de conscientização do Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro aconteceu na sede do CRAS, localizada no centro da cidade de Juarez Távora.

O evento foi realizado para mães atípicas e profissionais que trabalham com crianças autistas. Também estiveram presentes a coordenadora do CRAS, Perla Santos, a coordenadora do SCFV, Thaise Medeiros, a assistente social do CRAS, Emanoelle Alexandrino, o psicólogo e palestrante, Cassiano Sabino, a neuropsicopedagoga, Yone Barros, a fisioterapeuta, Mari Moura, e a vereadora Cleópatra Martins.

Durante o evento, a psicóloga, Flávia Dantas, fez um breve apanhado sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA). A Assistente Social, Emanoelle Alexandrino, discursou sobre os direitos BPC. O psicólogo, Cassiano Sabino, ministrou a palestra com o tema: Autismo "Conhecer para acolher" e a Neuropsicopedagoga, Yone Barros, convidada e avó de autista, falou sobre os direitos pedagógicos.

Ao final, a fisioterapeuta, Mari Moura, proporcionou aos presentes um momento de relaxamento.

TEA – O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

Redação da PMJT.
Texto: Geanécia Mendes