Tuesday, 23 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Secretaria de Assistência Social realiza evento em alusão a Conscientização do Autismo

Por 14 - 26/04/2023

Em alusão a Conscientização do Autismo, a Secretaria de Assistência Social, através do CRAS, realizou um evento voltado para as mães atípicas, com o tema “Cuidar de quem cuida”, na manhã desta quarta-feira (26), no Centro de Convivência (Casarão).

O objetivo do evento foi proporcionar um momento de autocuidado com as mães atípicas, onde contou com palestras ministradas pela Psicóloga, Assistente Social, avó de autista e relato de uma mãe atípica.

A psicóloga, Flávia Dantas, falou sobre os questionamentos das mães atípicas, o nível de ansiedade e o pico de estresse. A Assistente Social, Emanoelle Santos, discursou sobre os direitos BPC. Yone Barros, pedagoga convidada e avó de autista, formanda em Neuropsicopedagogia, com cursos voltados para o autismo, palestrou sobre os desafios que as mães têm no dia a dia com os filhos autistas. A mãe atípica, Cláudia, relatou como é viver o preconceito na sociedade.

Após as palestras, a fisioterapeuta, Elaine, realizou uma atividade de relaxamento, e em seguida, houve uma dinâmica com perguntas nos balões.

Estiveram presentes no evento a equipe do CRAS, SCFV, Criança Feliz e do Social, e a vereadora Cleópatra Martins.

TEA – O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio do neurodesenvolvimento caracterizado por desenvolvimento atípico, manifestações comportamentais, déficits na comunicação e na interação social, padrões de comportamentos repetitivos e estereotipados, podendo apresentar um repertório restrito de interesses e atividades. Sinais de alerta podem ser percebidos nos primeiros meses de vida, sendo o diagnóstico estabelecido por volta dos 2 a 3 anos de idade. A prevalência é maior no sexo masculino.

Redação da PMJT.

Texto: Geanécia Mendes