Friday, 19 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Prefeitura de Juarez Távora garante merenda de qualidade nas creches do município

Por 14 - 17/03/2023

Um dos compromissos da Prefeitura de Juarez Távora, por meio da Secretaria de Educação, é garantir merenda de qualidade nas creches do município. O objetivo é proporcionar um melhor desempenho escolar, promover o crescimento e desenvolvimento das crianças e formar hábitos alimentares mais saudáveis.

Atualmente, a União repassa para o município o valor de R$ 1,37 (um real e trinta e sete centavos) para cada aluno matriculado em creches por dia letivo. Mas, a gestão municipal entra com uma contrapartida para poder oferecer um cardápio com mais qualidade.

O cardápio é elaborado por nutricionistas do município, seguindo a Resolução CD/FNDE n°6 de 2020, de acordo com cada faixa etária e também em relação ao tempo de permanência dos alunos nas escolas.

No planejamento do cardápio, foram retirados todos os alimentos ultrapassados e passou-se a ofertar alimentos mais saudáveis e recomendados para essa faixa etária. São eles: frutas, legumes, verduras, raízes, cereais e proteínas de boa qualidade.

Para conseguir ter uma maior variabilidade, o cardápio é elaborado para duas semanas e depois é feito o rodízio. Contempla 4 refeições: café da manhã, lanche, almoço e a janta, antes de irem para casa. Porém, as crianças ainda tomam um leitinho após a soneca da tarde e acaba sendo oferecidas 5 refeições.

Uma vez ao ano, as merendeiras recebem capacitação sobre boas práticas de manipulação higiênica dos alimentos, contaminação alimentar, doenças transmitidas por alimentos, higiene pessoal, higiene dos alimentos e higiene do ambiente em que elas trabalham. E ainda, há a obrigatoriedade anual de realizar exames para atestar a sanidade física em parceria com a secretaria de saúde do município.

Outra coisa importante, as nutricionistas realizam visita técnica periódica à todas as escolas com o objetivo de verificar a qualidade do serviço das merendeiras, contribuindo para a segurança alimentar e nutricional dos alunos.

“A atual gestão na pessoa do nosso secretário de educação, bem como o prefeito sabem que investir na qualidade do ensino é garantir também que os alunos estejam bem alimentados, já que a merenda influencia no bom rendimento e aprendizagem escolar. Nesse sentido, a gestão como um todo não tem medido esforços para garantir uma alimentação de qualidade para todos os nossos escolares. Fica aqui o meu muito obrigada em nome do Setor de Nutrição de Juarez Távora”, disse Vaneyza Wellyza, nutricionista responsável pela elaboração do cardápio escolar.

O prefeito Wilson Evangelista, em suas redes sociais, falou sobre a importância de oferecer merenda de qualidade e manter o padrão em sua gestão. “Temos orgulho de oferecer merenda digna e de qualidade a todos os alunos da rede municipal. Desde o primeiro ano de mandato até agora temos mantido o padrão”, ressaltou.

Redação da PMJT

Texto: Geanécia Mendes