Tuesday, 23 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

A Secretaria de Educação realiza o programa de formação Integra Educação Paraíba para os supervisores e professores da rede municipal

Por 14 - 23/08/2021

A Secretaria de Educação realizou terça-feira (17) e quarta-feira (18) o programa de formação Integra Educação Paraíba para o público de supervisores e professores dos anos iniciais, 1º ao 5º, da rede municipal de Juarez Távora. As formações aconteceram no auditório da Escola Luís Ribeiro Coutinho, pela manhã, das 7h30 às 11h, e a tarde, das 13h30 às 17h.

O Integra Educação Paraíba tem como objetivo principal a alfabetização dos alunos do 1º ao 5º ano. Funciona em regime de colaboração entre Governo do Estado e o município, e tem a finalidade de alfabetizar totalmente crianças na idade adequada, além de corrigir o déficit de aprendizagem e a distorção idade/ano dos estudantes.

A formadora Gilvanete Geremias iniciou enfatizando que o Programa Integra Educação Paraíba visa a Formação Continuada para professores e coordenadores pedagógicos da rede municipal de ensino dos Anos Iniciais e destacou a importância do programa para a alfabetização dos alunos. “O Programa Integra chegou para aprimorar as metodologias e estratégias do professor, promovendo assim a melhoria na qualidade do ensino, a redução do déficit de aprendizagem e a alfabetização dos alunos até o 5º ano do Ensino Fundamental I. O aluno é acompanhado desde o 1º ano, o que possibilita o recebimento de toda a atenção necessária para o desenvolvimento na sua aprendizagem”, destacou.

As formações no município abordaram como temas o 'Ciclo de alfabetização (1º e 2º anos) e Ciclo complementar (3º ao 5º anos) de Língua Portuguesa, visando discutir pautas teóricas, metodologias e atividades no processo de produção escrita, sob o conceito da Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e na perspectiva dos gêneros textuais; Ciclo de alfabetização e Ciclo Complementar de Matemática, visando compreender o conceito de grandezas e medidas com base em práticas de ensino que desenvolvam habilidades e superem déficits'.

O primeiro dia da formação foi voltado para Língua Portuguesa com foco para o Ensino da escrita: das perspectivas teóricas ao modo de fazer, com os seguintes objetivos: Compreender a produção da escrita no processo de alfabetização; Relacionar as concepções de escrita da BNCC com a prática pedagógica do professor com ênfase na produção textual.

O segundo dia teve como foco a Matemática - Grandezas e Medidas: da linguagem comum à linguagem matemática - foram abordadas as unidades de grandezas e medidas não convencionais e convencionais.

O Programa Integra Educação Paraíba agora é Lei. A Lei nº 12.026, de 12 de agosto de 2021, aprovada na Assembleia Legislativa, visa alcançar todos os municípios do estado e alfabetizar 100% das crianças.