Por 2 - 10/10/2013
A Gincana Cultural das Escolas Municipais de
Juarez Távora acontecerá no dia 14 de outubro do corrente ano, no campo ?O
Justinão?, seu objetivo é integrar o processo pedagógico a uma dimensão
cultural e cidadã, com base na afetividade e na solidariedade entre os
participantes. A gincana haverá a cerimônia de abertura, competições e
brincadeiras entre as equipes, que ocorrerá em comemoração ao Dia da Criança.
Culminando na etapa da Solidariedade, quando serão entregues os alimentos
arrecadados no evento, posteriormente destinados às comunidades carentes. A
Gincana Cultural mobilizará a comunidade e promoverá uma grande integração
entre alunos e professores durante a sua realização. Na Gincana, o aluno é o
protagonista de suas ações.
Para conhecimento de todos, a Secretaria
divulgou o Regimento da Gincana.
Confira o REGULAMENTO DO EVENTO
 ,
ESTADO DA PARAÍBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE JUAREZ TÁVORA
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
 ,
GINCANA CULTURAL: Aprendendo para a vida!
1. DAS
DISPOSIÇÕES GERAIS
1.1 -
Este Regulamento dispõe sobre a organização da 1ª Gincana Estudantil das
Escolas Municipais da Juarez Távora-PB e foi elaborado pela Comissão
Organizadora, especialmente instituída pela Secretaria de Educação. O mesmo
será publicado no blog http://educacaojuarez.blogspot.com.br/,
1.2 ?
Todas as pessoas que participarem de qualquer forma do evento estará sujeitas
às condições deste Regulamento. Não serão aceitas alegações de desconhecimento
deste documento, já que será dada a necessária e suficiente publicidade do
mesmo, com o apoio imperioso das equipes.
 ,
2. DA
COMISSÃO ORGANIZADORA
2.1 -
Compõem a Comissão Organizadora:
· , , , , , , , , Lays da Silva Gomes Marques (Sec. de Educação)
· , , , , , , , , Martha Ferreira Bezerra da Costa(Sup. Escolar)
· , , , , , , , , Gilvanete Geremias (Sup. Escolar)
· , , , , , , , , Gegleane Dantas Calixto (Coordenadora PSE)
· , , , , , , , , Solange Alexandrino (Coord. Da Merenda Escolar)
· , , , , , , , , Jupiara de Oliveira (Sup. Escolar)
· , , , , , , , , Waldilson Duarte (Sup. Escolar)
· , , , , , , , , Kilma Barbosa de Araújo (Sup. Escolar)
· , , , , , , , , Manoel Henrique de Almeida (Prof. Artes)
· , , , , , , , , Mª Josinete Alves da Silva (Coordenadora PETI)
· , , , , , , , , Jeovânio dos Santos Januario (Prof. de Matemática)
 ,
2.2 -
São atribuições desta Comissão:
2.2.1 -
Preparar o Regulamento,
2.2.2 -
Preparar as tarefas da gincana (pré-determinadas, surpresas, sociais e
ambientais),
2.2.3 -
Divulgar a gincana e seu cronograma em nome da Secretaria de Educação,
2.2.4 -
Orientar as equipes em relação às dúvidas na interpretação do regulamento,
2.2.5 -
Convocar reuniões quando se fizerem necessárias,
2.2.6 -
Estabelecer horários relacionados à execução da gincana e, por sorteio, a ordem
de chamada das equipes,
2.2.7 -
Atribuir notas às tarefas que lhe cabem,
2.2.8 -
Retirar pontos das equipes por qualquer infração no regulamento,
2.2.9 -
Garantir o acesso às tarefas e comunicados da gincana postadas no blog http://educacaojuarez.blogspot.com.br/, podendo ser em forma impressa.
 ,
3. DOS
OBJETIVOS DA GINCANA
3.1 ? Objetivo Geral:
3.1.1 ?
Estimular o desenvolvimento dos pilares da educação: aprender a conviver,
aprender a fazer, aprender a pensar e a conhecer, aprender a ser, aprender a
empreender e aprender a transcender.
 ,
3.2 ?
Objetivos Específicos:
3.2.1 -
Promover a integração entre estudantes, professores, funcionários, pais e
comunidade, oportunizando a integração escola, família e comunidade,
3.2.2 -
Desenvolver o espírito participativo como atitude positiva e enriquecedora da
formação do cidadão,
3.2.3 -
Desenvolver aspectos culturais, lúdicos, sociais e ambientais,
3.2.4 -
Desenvolver a imaginação criadora, desenvolvendo diversas formas de leitura e
vivenciando o valor da liberdade exercida com responsabilidade e respeito,
3.2.6 -
Exercitar o espírito de liderança e motivação.
 ,
4. DA
DATA E LOCAIS DE CUMPRIMENTO DAS TAREFAS
4.1 - A
gincana será executada no dia 14 de Outubro de 2013, no turno da manhã, das
07h30min. às 11h30min., no campo O Justinão, onde serão executadas as
atividades Culturais e pedagógicas do evento.
 ,
5. DAS
INCRIÇÕES
5.1 ? Todas as
escolas estão automaticamente inscritas, sendo que os alunos do Fundamental I
participarão as turmas a partir do 20 até o 50 ano e o
Fundamental II serão formados as equipes da seguinte forma: turno manhã e tarde
? 10 alunos representantes dos 60, 70,80, 90anosrespectivamente
que competirão entre si (o turno da noite irão participar 05 alunos que serão
distribuídos nos dois turnos participantes).
 ,
6. DAS
OBRIGAÇÕES
6.1 -
Cada equipe inscrita na 1ª Gincana Estudantil das Escolas Municipais da Zona
Urbana de Juarez Távora assume a responsabilidade de:
6.1.1 - Preparar-se e empenhar-se, membro a
membro, na execução das tarefas de maneira a destacar o apreço pela escola,
formando-se em comissões e distribuindo tarefas a elas,
6.1.2 - Estar ciente de que só será permitida
a entrada no local de execução das tarefas, quando for o caso, das seguintes
pessoas:
 ,
6.1.3 ? Cada professor será responsável por
sua turma (Fundamental I),
6.1.4 ? Cada equipe do Fundamental II contará
com o apoio de um professor coordenador que será responsável pela mesma,
 ,
OBS.: Somente os líderes das equipes terão
acesso à Comissão Organizadora, para dirimir
dúvidas, quando da realização de tarefas
simultâneas de todas as equipes.
6.1.5 ? Os participantes das equipes deverão
estar, durante as etapas da gincana, devidamente uniformizados (colete com cor
de identificação da equipe na gincana),
6.1.6 ?Os alunos participantes da gincana não
poderão ingerir ou portar bebidas alcoólicas
e/ou similares no local do evento ou fora dele
sob pena de eliminação do aluno na gincana, além de serem passíveis de
punição pelo Comissão Organizadora,
6.1.7- Cada líder deverá estar com um crachá
de identificação,
6.1.8 - Serão exigidas honestidade, lealdade e
firmeza dos membros da equipe. O respeito entre os componentes será de suma
importância. Brigas ou discussões que perturbem a ordem e a segurança
dos membros das equipes ou de alunos e seus familiares, ou que comprometam o bom
nome da Escola, resultarão na suspensão e/ou eliminação da equipe.
6.1.9 ? Cada equipe deverá arrecadar alimentos
não perecíveis e entregar no local do evento, tal prática não é obrigatória, no
entanto, a equipe que entregar os alimentos será bonificada com 100 (cem)
pontos.
 ,
7. DAS
PUNIÇÕES:
7.1 -
Estará sumariamente desclassificada a equipe que não cumprir com as obrigações
do item (6.1.2) deste regulamento,
7.2 - No
momento da chamada das equipes perderá 20(vinte) pontos, a equipe que não
estiver presente com 10(dez) componentes,
7.3 -
Em caso de agressão verbal entre membros das equipes ou à Comissão
Organizadora, o componente agressor será eliminado da competição e sua equipe
perderá 40 pontos. Em casos de agressões mais graves, como por exemplo,
agressão física, a equipe perderá 100(cem) pontos e ainda, o agressor será
punido mediante as determinações do regimento interno da escola,
7.4 -
Atrapalhar as equipes concorrentes por meio de qualquer artifício (inclusive
barulho): podendo perder até o total de pontos da respectiva tarefa (a critério
da Comissão Organizadora),
7.5 -
Ultrapassar o tempo de conclusão previsto para o cumprimento da tarefa (tarefa
não cumprida),
7.6 ? O
componente de qualquer equipe que jogar lixo em qualquer parte do local onde
acontecerá o evento perderá -50 pontos,
7.7 -
Comportamento considerado eticamente inadequado ou antidesportivo, que fira
este regulamento ou traga prejuízo à boa imagem da Escola ou à boa imagem do
evento como um todo: punição de -20 pontos.
 ,
8. DAS TAREFAS
8.1 ?
Tarefas diversas divididas em:
8.1.1 -
Questões de múltipla escolha com 03 alternativas e de perguntas diretas
relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula, esportes, atualidades
nacionais e internacionais,
8.1.2 -
Tarefas pré-determinadas (entregues com antecedência aos líderes das equipes),
8.1.3 -
Tarefas surpresas (reveladas apenas no momento da execução da mesma),
8.1.4 -
Tarefa de caráter social,
8.1.5 -
Tarefa de caráter ambiental.
 ,
8.2 -
Só será considerada tarefa cumprida, aquela executada , na íntegra
8.2.1 -
A partir do momento em que o líder da equipe indicar um componente da mesma
para realizar uma tarefa, este, não poderá ser substituído em hipótese alguma.
Em caso da desistência do componente, a equipe terá a tarefa não cumprida e
consequentemente, pontuação zero (0),
8.2.2 -
Serão consideradas nulas as respostas incorretas,
8.2.3 -
As perguntas deverão ser respondidas apenas pelo participante determinado pela
equipe, obedecendo ao tempo preestabelecido.
 ,
9. DA
PONTUAÇÃO
9.1 -
Pergunta respondida corretamente: 10 pontos,
9.2 ?
Tarefa cumprida: 20 pontos,
9.3 ?
Em caso de decisão do melhor, do mais bonito, do mais criativo, os pontos ficarão
sob a responsabilidade dos jurados, com pontuação de 05 a 10, podendo ser
fracionado.
9.4 ?
No caso de o maior, o menor, a maior quantidade, mais rápido, a pontuação será
dada pela mesa apuradora.
9.5 ?
No que se refere aos itens 9.3 e 9.4 a pontuação de bonificação será:
1º
lugar ? 100 pontos,
2º
lugar ? 80 pontos,
3º
lugar ? 60 pontos,
4º
lugar ? 40 pontos,
5º
lugar ? 20 pontos.
 ,
9.6 -
Em caso de empate entre duas ou mais equipes no critério Classificação Geral,
todas receberão a mesma pontuação na colocação que estiverem empatadas, para o
desempate a Comissão Organizadora terá que observar qual a equipe que cumpriu a
tarefa em menor tempo possível,
9.7 - Em caso de empate na classificação final da
gincana, serão seguidos os seguintes critérios:
9.7.1 -
Maior número de primeiros lugares no critério Classificação,
9.7.2 -
Maior número de segundos lugares no critério Classificação,
9.7.3 -
Maior número de terceiros lugares no critério Classificação, e assim
sucessivamente,
9.7.4-
Persistindo o empate será realizada uma tarefa extra para decidir a equipe
campeã.
 ,
10. DOS
RESULTADOS
10.1 ? Logo após o
término do evento.
 ,
11. DA
PREMIAÇÃO
 ,
1º
lugar: troféu, medalhas e um quadro com a foto da equipe vencedora,
2º
lugar: troféu,
3º
lugar: troféu.
 ,
12.
DAS ETAPAS E DAS TAREFAS DA GINCANA (ORGANIZAÇÃO
DA EQUIPE)
12.1? Escolher o nome da equipe relacionado ao tema da gincana,
12.2? Escolher o slogan (grito de guerra) da equipe relacionado
ao tema da gincana,
12.3? Escolher a cor da equipe e confeccionar os coletes dos
participantes,
12.4? Cada equipe deverá confeccionar duas lixeiras.
 ,
13. PROVAS:
13.1? FUNDAMENTAL I  , , , , , , ,
13.1.1 , , , ?
02 Integrantes de cada equipe terão que vir caracterizados de dois animais da
fauna brasileira,
13.1.2 , , , ?
Cantar uma música,
13.1.3 , , , ?
Apresentação de dança cultural,
13.1.4 , , , ?
Cada equipe deverá escolher pelos menos dois alunos para declamar poesia,
13.1.5 , , , ?
Cada equipe deverá fazer uma encenação de alguma poesia,
13.1.6 , , , ?
Trazer: O jornal mais antigo, disco de vinil, brinquedos antigos,
13.1.7 , , , ?
Desfile do rei e rainha da escola,
13.1.8 , , , ?
Soletrando,
13.1.9 , , , ?
Provas surpresas de perguntas e respostas,
13.1.10? Cantar a primeira parte do Hino Nacional sem errar,
13.1.11 ? Cantar
o Hino do Município sem errar,
13.1.12? Cada equipe deverá eleger dois fiscais para fiscalizar o
lixo jogado no campo.
 ,
13.2? FUNDAMENTAL II
13.2.1 , , , ?
Cada equipe terá que: caracterizar dois integrantes da equipe para representar
o dia nacional da Criança,
13.2.2 , , , ?
Dois integrantes de cada equipe, terão que vir caracterizados de dois animais
da fauna brasileira,
13.2.3 , , , ?
Apresentação de dança cultural,
13.2.4 , , , ?
Cada equipe deverá escolher pelos menos dois alunos para declamar poesia,
13.2.5 , , , -
Trazer: O jornal mais antigo, disco de vinil, brinquedos antigos,
13.2.6 , , , ?
Cada equipe terá que homenagear um professor(a) em homenagem ao seu dia,
13.2.7 , , , ?
Desfile do rei e rainha da escola,
13.2.8 , , , ?
Soletrando,
13.2.9 , , , ?
Cantar o Hino Nacional sem errar,
13.2.10? Cantar o Hino da Cidade sem errar,
13.2.11? Provas surpresas de perguntas e respostas,
13.2.12? Cada equipe deverá eleger dois fiscais para fiscalizar o
lixo jogado no campo.
 ,
Atenciosamente,
 ,
Comissão
organizadora.