Secretária de Educação, Lays Marques apresentará trabalho em Campina Grande

Por 10 - 25/09/2017

O trabalho intitulado FAMÍLIA E ESCOLA: UMA PARCERIA POSSÍVEL PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E ESCRITA será apresentado, em Campina Grande, no I Congresso Nacional de Práticas Educativas pela secretária de Educação, Lays Marques, e o Supervisor Educacional, Waldilson Duarte. O evento acontecerá entre 28 e 30 de setembro.

O trabalho é resultado do projeto FAMÍLIA NA ESCOLA, desenvolvido nas escolas da Rede Municipal no início do ano letivo 2017, com o objetivo de potencializar a parceria família e escola como fator determinante para o desenvolvimento da aprendizagem.

Foi disponibilizado o resumo do trabalho para compreensão da proposta.
"Este artigo tem como propósito apresentar os resultados de um projeto desenvolvido nas escolas municipais de Juarez Távora – Paraíba, que teve como objetivo geral trabalhar de forma significativa a leitura e a escrita com pais/responsáveis dos alunos no intuito de estreitar os laços, vínculos dessa relação família e escola promovendo aprendizagens fundamentais de modo que os envolvidos nesse processo sintam-se responsáveis pela compreensão dessas ações para o futuro dos seus filhos enquanto cidadãos do amanhã. Logo, a escola e a família como instituições sociais responsáveis para prover aprendizagens, ensinamentos aos sujeitos sociais: alunos, filhos têm um papel determinante para a formação integral enquanto sujeitos de direitos que precisam ter sua cidadania garantida. Assim, pensando nessas funções as habilidades e competências da leitura e escrita foram trabalhadas de forma significativa com os pais que teve a finalidade de envolver a família para o reconhecimento das ferramentas básicas do ler, escrever e resolver problemas para o exercício da cidadania. Portanto, este ação oportunizou a comunidade escolar um momento de socialização de saberes, conhecimentos para haver uma significação, um prazer, uma alegria, uma desconcentração, um desejo enorme de experiências e interações tendo como foco principal a família. Logo, este projeto foi um momento lúdico, dinâmico de descontração que marcou a nossa educação em propor uma ação que teve a família como foco principal. Enfim, pensando nas relações positivas entre a família e escola foi possível alcançarmos sucesso com este projeto, pois inovou nossas ações no sentido de reconhecer essas instituições sociais como participantes no processo de formação humana".