Situada no Agreste Paraibano, o antigo Povoado de Água Doce completa neste dia 16 de julho, seus 54 anos de emancipação política. Juarez Távora e seus 7.459 habitantes comemoraram mais um aniversário, rendendo homenagens ao crescimento da cidade.
História da cidade de Juarez Távora Paraíba - PB
As primeiras edificações começaram a surgir numa fazenda chamada "água Doce", aproximadamente no ano de 1880. Em pouco tempo, novas casas foram sendo construídas, até tomar um aspecto de aglomerado urbano, permanecendo com o topônimo de "água Doce", devido à existência no povoado de uma cacimba de água potável.
Outras famílias foram chegando e se instalando na região, foi quando o tenente José Justino, montou uma Usina de Descaroçamento de algodão, para aproveitar, tanto a cultura explorada, quanto a mão-de-obra existente no local.
A Usina prosperou em proporções significativas, e os habitantes com o mesmo objetivo, trabalhavam para desenvolver cada vez mais o aglomerado que na época pertencia ao atual município de Alagoa Grande.
Com a crescente ascensão do povoado, seus moradores foram dinamizando aos poucos o local, quando o fazendeiro Silvano Domingos de Araújo, custeou uma banda de música que, sob a regência do maestro e marceneiro, "Mestre Toninho", animava os festejos locais.
Mas, as reivindicações foram surgindo de acordo com as necessidades, instalaram uma Agência de Correios e Telégrafos, em seguida, também por influência do Sr. Silvano Domingos, foi conseguida uma linha telefônica ligando o povoado à Alagoa Grande, que junto a outros conterrâneos, conseguiu montar um Cartório Distrital em água Doce.
A mudança do topônimo da Vila de água Doce para Juarez Távora surgiu de um movimento dos seus habitantes após a vitória da revolução de 1930, com a finalidade de homenagear aquele militar.
Confira a programação:
16/07/2013
08:00 - Hasteamento das
bandeiras.
09:00 - Torneio de futebol
amador.
15:00 - Desfile de Bandas
Marciais.
22:00 - Show com atrações
musicais em praça pública. , ,