Friday, 19 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Processo seletivo do IBGE para Censo 2022 em Juarez Távora

Por 14 - 22/12/2021

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) abriu, no último dia 15, as inscrições para o Processo Seletivo Simplificado destinado a selecionar candidatos para realização do Censo Demográfico 2022. Os interessados podem se inscrever até o dia 29 de dezembro.

Em Juarez Távora, o IBGE está oferecendo 8 vagas para atuar na coleta do Censo 2022, sendo 1 para Agente Censitário Municipal (com exigência de ensino médio completo) e 7 para Recenseadores (com exigência de ensino fundamental completo). As taxas para participar da seleção variam de R$57,50 (para REC- Recenseadores) e R$ 60,50 (para ACM – Agente Censitário Municipal) e podem ser pagas até 25 de janeiro.

A remuneração para o REC será por produção, calculada por setor censitário, com jornada de trabalho recomendável de, no mínimo, 25 horas semanais; e a remuneração do ACM será de R$ 2.100, com jornada de 40 horas semanais, sendo oito horas diárias.

A previsão de duração do contrato do REC é de até três meses e do ACM de até cinco meses, ambos podendo ser prorrogado, conforme inciso II do parágrafo único do art. 4º da Lei no 8.745/1993, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo Demográfico 2022 e na disponibilidade de recursos orçamentários.

Os contratos terão vigência de 30 dias, podendo ser sucessivamente prorrogados por apostilamento, por igual período, estritamente de acordo com a necessidade do trabalho e/ou disponibilidade de recursos orçamentários.

As provas serão aplicadas no dia 27 de março de 2022, para o Recenseador pela manhã e para o Agente Censitário Municipal à tarde, seguindo os protocolos de prevenção da Covid-19.

Os candidatos a recenseadores farão uma Prova Objetiva, de responsabilidade da FGV, e de treinamento, de responsabilidade do IBGE, ambos de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos para a função de ACM farão prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Raciocínio Lógico Quantitativo, 5 questões de Ética no Serviço Público, 15 questões de Noções de Administração e Situações Gerenciais e 20 questões de Conhecimentos Técnicos.

É possível solicitar a isenção da taxa de inscrição o candidato que declarar e comprovar hipossuficiência de recursos financeiros e que estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal – CadÚnico e for membro de família de baixa renda; e o candidato doador de medula óssea em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.

O candidato poderá obter informações referentes ao Processo Seletivo Simplificado por meio do telefone 0800-2834628 ou do e-mail ibgepss21@fgv.br e se inscrever pelo site da Fundação Getúlio Vargas (FGV): https://conhecimento.fgv.br/concursos/ibgepss21