Juarez Távora: Profissionais da Saúde realizam palestra sobre o Outubro Rosa na UBS IV

Por 14 - 20/10/2021

Em virtude da campanha nacional ‘Outubro Rosa’ que acontece durante todo o mês de Outubro, a Secretaria de Saúde de Juarez Távora realizou na manhã desta quarta-feira (20), às 9h, na UBS IV, uma palestra dedicada às ações de conscientização sobre os cuidados preventivos contra o câncer de mama. O objetivo do evento foi informar sobre o câncer de mama e, mais recentemente, câncer do colo do útero, promovendo a conscientização sobre as doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e contribuindo para a redução da mortalidade.

O evento foi organizado pela Secretária de Saúde, Jozilene Galdino, a Coordenadora da Atenção Básica, Kátia Macena, e toda equipe da UBS IV. Estiveram presentes cerca de 30 mulheres e os funcionários do Centro Covid-19.

A palestra foi ministrada pelos doutores, Deize e Neuzelito, que abordaram a conscientização quanto ao controle do câncer de mama, reforçaram a orientação sobre a importância do diagnóstico precoce, e também falaram sobre os mitos e tabus em relação ao câncer de mama.

Durante o evento, houve um momento em que as senhoras dona Maria Rita e dona Josefa Aleixo, que estão sendo curadas do câncer de mama, relataram suas experiências com a doença.

A Coordenadora da Atenção Básica, Kátia Macena, destacou a importância da ação. “Foi um momento muito importante onde buscamos sensibilizar as mulheres a buscar os serviços de saúde para realização do exame da mamografia, principalmente na faixa etária entre 40 a 69 anos, e também para quem nunca realizou o exame ou as que estão com ele atrasado, visando à redução da mortalidade por câncer de mama”, disse.

Os profissionais da saúde realizaram, na última terça-feira (19), mais um dia de ações alusivas à campanha, com palestra do Dr. Stéfano, na UBS do sítio Caxeiro.

A campanha “Outubro Rosa” tem por objetivo sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama a fim de reduzir a mortalidade por essa doença que mais acomete as mulheres no país.