Friday, 19 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Secretaria de Educação de Juarez Távora realiza avaliação em Larga Escala do programa Integra Educação Paraíba

Por 14 - 07/10/2021

A Secretaria de Educação de Juarez Távora realizou a avaliação em Larga Escala para os alunos do 1º, 2º e 5º ano dos anos iniciais, nesta terça-feira (5), nas escolas municipais da zona rural e urbana. A aplicação das provas aconteceu de forma presencial seguindo todas as normas exigidas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Essa avaliação é fruto da parceria do Município com o Governo do Estado, através do programa ‘Integra Educação Paraíba’. Todo o processo foi organizado pela UEPB, através da CPCON. O objetivo das provas de Língua Portuguesa e Matemática é conhecer o atual estágio de conhecimento dos educandos, para que se possa implementar ações que visem oferecer cada vez mais uma educação voltada para a qualidade da aprendizagem.

A aplicabilidade aconteceu durante 3 (três) horas, nos turnos manhã e tarde, por profissionais do município que garantiram e asseguraram a legitimidade do processo. Todas as escolas ofereceram lanche para os alunos e os aplicadores distribuíram alguns mimos (balas, pirulitos, canetas, lápis, etc.).

Durante a aplicação, no intuito de oferecer algum suporte que os gestores pudessem precisar e observar o andamento do processo, as escolas foram visitadas no período da manhã pelo Secretário de Educação, Wamberto Fernandes, pela Secretária Adjunta, Ana Freire, e por Martha Ferreira, Supervisora Municipal responsável pelas avaliações do programa ‘Integra Educação Paraíba’. As visitas no turno da tarde ficaram por conta do Secretário de Educação, da Supervisora Municipal e de uma das técnicas da educação responsável pelo acompanhamento de algumas cadernetas online, Maria José (Dete).

A Secretária Adjunta de Educação, Ana Freire, analisou o resultado das avaliações de forma satisfatória. “Em termos de frequência, foi bastante positivo. A grande maioria dos alunos se fez presente e todo o processo ocorreu de forma satisfatória”. Ela também explicou sobre o resultado da aprendizagem. “No caso dos resultados que dizem respeito à aprendizagem, todos os gabaritos são enviados para CPCON, que é responsável pela correção. Só quando recebermos é que vamos analisar”, concluiu.