Tuesday, 23 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

CRAS de Juarez Távora promove palestra sobre o Setembro Amarelo

Por 14 - 21/09/2021

Em virtude da campanha nacional ‘Setembro Amarelo’ que acontece durante todo o mês de setembro, o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) promoveu na manhã desta segunda-feira (20), das 8h30 até as 11h, no CRAS municipal, uma palestra com o tema: prevenção ao suicídio. O objetivo do evento foi conscientizar a população assistida pela unidade que o suicídio é um problema de saúde pública.

A palestra foi organizada pela equipe do CRAS, Coordenadora Perla Santos, Técnicas de referência, Psicóloga Natália Coutinho e Assistente Social Williana Menezes, Clebiana Sobral, agente administrativo, e a auxiliar, Micaellem Macena. Estiveram presentes os usuários cadastrados no CRAS, o Doutor Hércules e a estagiária em Psicologia, Talyta Virgínia.

A equipe da organização iniciou o evento distribuindo panfletos, balinhas personalizadas com mensagens de valorização à vida, divulgando o acolhimento e a escuta feita pelos profissionais do CRAS.

A palestra foi direcionada pela psicóloga Natália Coutinho que explicou que é preciso estar atento aos sinais dos fatores de risco na tentativa do suicídio. “Começa com pequenas coisas que às vezes nem percebe que está acontecendo, mas já são sinais de fatores de risco como o bullying, o isolamento social, crises econômicas, abusos físicos e mentais, histórico familiar e transtornos psiquiátricos”.

Natália reforçou que abordar esse tema é a melhor maneira de quebrar esse 'tabu' na sociedade. “Podemos evitar que muitas pessoas faleçam por suicídio, além de orientar como agir diante de um caso e onde procurar ajuda. Quem pensa em suicídio quer acabar com a dor que tanto o atormenta, essa pessoa pode estar expressando seu pensamento de várias maneiras e não estar sendo entendida. Quanto mais falarmos e orientarmos as pessoas, mais casos podem ser evitados”, complementou a psicóloga.

A coordenadora do CRAS, Perla Santos, destacou a importância da ação. “É de fundamental importância abordar esse tema diante do atual cenário que passamos. Os casos de suicídio vêm aumentando muito e as pessoas ainda tratam como tabu falar sobre esse tema. Precisamos falar para prevenir. Quando falamos, podemos evitar que alguém cometa o suicídio”, analisou Perla.

Além do atendimento proporcionado pelo CRAS, todo cidadão que precise de apoio de prevenção do suicídio pode ligar para o Centro de Valorização da Vida (CVV) no número 188, pode chamar o SAMU em caso de emergência, procurar o PSF, UBS ou o agente comunitário de saúde.