Tuesday, 23 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Profissionais da educação promovem palestra em alusão à campanha do Setembro Amarelo

Por 14 - 29/09/2021

No mês em que a prevenção ao suicídio e a atenção à saúde mental ganham destaque, os profissionais da educação de Juarez Távora realizaram, nesta segunda-feira (27), nos turnos manhã e tarde, no auditório da Escola Luís Ribeiro Coutinho, a segunda palestra em alusão à campanha do Setembro Amarelo. Dessa vez, para as turmas ‘laranja’, com o objetivo de reduzir e prevenir problemas como mutilação, depressão, ansiedade e tentativa de suicídio.

A palestra foi idealizada pela coordenadora pedagógica, Jacqueline Pontes, em parceria com a Secretaria de Educação, Gestores escolar, Heloísa Helena e Antonio Paulo, professores e Eliane Bezerra, auxiliar, visando à promoção da saúde emocional na escola, a quebra de tabus, estigmas e preconceitos associados aos problemas de saúde mental.

O evento contou com a participação da equipe do CRAS municipal, Coordenadora Perla Santos, auxiliar Micaellem Macena, e a técnica de referência, Psicóloga Natália Coutinho, que foi a palestrante convidada e abordou questões relacionadas aos sintomas da depressão, ansiedade, mutilação e prevenção ao suicídio.

Durante a explicação da palestrante, houve um momento de interação e descoberta para alguns alunos que se identificaram com os temas e fizeram perguntas sobre os assuntos. Na ocasião, a psicóloga se prontificou atender, no CRAS, aqueles que estivessem precisando de um possível acompanhamento.

A coordenadora pedagógica da instituição, Jacqueline Pontes, conta qual a importância de desenvolver esse tipo de trabalho na escola, principalmente após ter sido identificado casos de alunos com ansiedade e depressão. “Com certeza, vimos que as palestras foram de tamanha importância para o conhecimento dos alunos e de toda comunidade escolar. É papel da escola acolher e amparar o aluno, bem como identificar previamente situações relacionadas à saúde mental”, afirmou Jacqueline.