Aulão Lira: Escola prepara os alunos dos 5º anos para as provas SAEB 2021

Por 14 - 27/09/2021

A Escola José Augusto de Lira promoveu, no sábado (25), o primeiro Aulão com o objetivo de preparar os alunos dos 5º anos para as avaliações do Sistema de Avaliação Básica (Saeb) 2021, com conteúdo de revisão em Língua Portuguesa e Matemática. As aulas acontecerão todos os sábados, à tarde das 13h às 16h, até a aplicação da prova que tem previsão para o mês de novembro.

O intuito das aulas é melhorar aprendizagens relativas a habilidades essenciais de Língua Portuguesa e Matemática, e diminuir o déficit de aprendizagem. A cada sábado serão ministradas três aulas de cada disciplina com revisão de conteúdo de Ilustração com desenhos dos gêneros textuais, charges e histórias em quadrinhos.

A abertura do Aulão aconteceu com a presença da Gestora escolar, Maria Aparecida, o adjunto, Severino Tomaz, supervisoras, Gilvanete Geremias, Martha Ferreira, Kilma Barbosa, e universitários voluntários, Mayanne, Cassiano, Ruth, Lívia Alves, Lairton Alves, Lucas Lima e Josué. Na ocasião, foi explicado o sistema de como irá funcionar as aulas de reforço de Português e Matemática, e aplicado um ‘simulado’ do estilo das provas SAEB.

O projeto desses Aulões, na escola, iniciou em 2015, mas só permaneceu até 2016. Agora em 2021 está sendo retomado com o propósito de assegurar a efetiva aprendizagem dos estudantes, após o período em que as escolas estiveram fechadas para atividades presenciais.

Para a Gestora escolar, Maria Aparecida, a retomada dos Aulões abre um leque de oportunidade para melhorar a aprendizagem dos alunos. “Oportunidade de aprender as habilidades necessárias para o desenvolvimento educacional de cada aluno. Para isso acontecer de fato, muitos estão se doando em pleno sábado para melhorar o nível de aprendizagem e preparar os alunos para esse desafio”, declarou a gestora.

O que é o Saeb

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas que permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de fatores que podem interferir no desempenho do estudante. Por meio de testes e questionários, o Saeb reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, explicando esses resultados a partir de uma série de informações contextuais. O Saeb permite que as escolas avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.