Friday, 19 de April de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Agosto Dourado: Secretaria de Saúde de Juarez Távora promove palestras sobre a importância do aleitamento materno

Por 14 - 20/08/2021

Nesta quinta-feira (19), a Secretaria de Saúde de Juarez Távora deu início à programação com palestras alusivas ao “Agosto Dourado”, mês dedicado ao incentivo do aleitamento materno, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A ação iniciou na UBS III, Vila Cabral, com palestra intitulada “Amamentar é um ato de amor”, com a participação da Secretária de Saúde Jozilene, Dr. Alessandro, Enfermeira Amanda, Dentista Patrícia, Coordenadora da Atenção Básica Kátia, ACS Roberto, Cristiane, Luana, Vanelson, Ricardo e Grupo de Gestantes.

A palestra foi ministrada pela enfermeira Amanda que destacou os benefícios proporcionados pela amamentação de 0 a 6 meses. “O leite materno é de fácil digestão, tem todos os nutrientes que o bebê precisa, então não precisa oferecer nada além do leite materno”.

Além de conscientizar as grávidas sobre a importância do aleitamento materno, a enfermeira também ensinou a forma correta de amamentar e explicou que as crianças que mamam têm menos doenças do que aquelas que não mamam. “O leite materno protege a criança, inclusive o colostro que é o início do leite materno, ele é como uma vacina pra criança, ele imuniza a criança ao nascer”, enfatizou a enfermeira.

Na ocasião, a Secretária de Saúde, Jozilene, que também é mãe e amamentou seus filhos, falou sobre a importância do aleitamento materno e da sua alegria em participar desse momento. “Pra mim é uma alegria muito grande participar desse momento, porque fui mãe, amamentei e não tem coisa mais prazerosa na vida do que alimentar nossos filhos”, disse ela.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) os bebês devem receber leite materno exclusivo até o sexto mês de vida. Isso porque o leite materno transmite anticorpos e nutrientes essenciais para os bebês.

A campanha “Agosto Dourado” deste ano tem por objetivo informar sobre a importância de proteger o aleitamento materno e apoiar à amamentação como responsabilidade essencial de saúde pública.