Thursday, 28 de March de 2024 TRANSPARÊNCIA FISCAL E-SIC

Prefeitura de Juarez Távora disponibilza Portal da Transparência

Por 2 - 28/05/2013

A Prefeitura Municipal de Juarez Távora disponibilizou o ,Portal da Transparência ,Municipal, possibilitando a consulta das informações da administração pública municipal, sobre as licitações, receitas, despesa orçamentária, pessoal e os relatórios legais.

A criação deste portal visa cumprir a obrigação legal de disponibilizar os dados públicos para a população, sendo que há um ano, desde 16 de maio de 2012, a Lei de Acesso à Informação passou a valer para todos os órgãos e entidades públicas dos três Poderes de todos os níveis (federal, estadual e municipal), além e autarquias e qualquer empresa que trabalha com recurso público.

A Lei de Acesso à Informação (LC 12.527/11) e a Lei do Portal da Transparência (LC 131/2009) promoveram uma guinada na forma que os gestores púbicos devem prestar contas para a população, acabando a cultura do sigilo e dando início a cultura da publicidade máxima e da participação social.

"Aconselho que a população acesse e acompanhe a administração pública, com o intuito de conhecer melhor a máquina administrativa e descobrir que não há dado sigiloso e que cada vez mais, a administração pública cumpre com o papel de gerenciar os recursos da população". Disse o Secretário de Administração do ,Município. ,

No Portal você pode consultar os servidores efetivos e comissionados, assim como, qual o salário de cada cargo. Há também a disponibilização dos dados das licitações, empenhos e pagamentos realizados, além dos serviços de ouvidoria e contra-cheque online ,disponível ,para os servidores.